Mundo

Recado de João Soares para Angola: “Respeitem as eleições livres e transparentes”

O ex-ministro João Soares insinuou que as eleições de Angola não foram transparentes. Em entrevista a propósito da nota de repúdio angolana pelo julgamento de Manuel Vicente, Soares ‘aconselhou’ os políticos angolanos a “respeitar aquilo que são as regras” democráticas.

Em entrevista ao Público, João Soares assumiu a defesa do Governo depois de Angola ter emitido uma nota de repúdio sobre a investigação ao vice-presidente Manuel Vicente. Para o ex-ministro, trata-se de “um disparate”, uma vez que em Angola – insinuou Soares – ainda há falhas na justiça e no quadro democrático.

“O que é preciso é que a justiça portuguesa prossiga o seu curso (…) e que os angolanos saibam respeitar aquilo que são as nossas regras de jogo consagradas em eleições livres e transparentes. Pudessem eles gabar-se do mesmo”, afirmou João Soares.

Sobre o novo Presidente angolano, João Lourenço, o filho de Mário Soares desejou que saiba afastar-se da pesada herança deixada por José Eduardo dos Santos.

“É uma transição que é muito importante, porque o Presidente José Eduardo dos Santos ultrapassou o período de poder de António de Oliveira Salazar em Portugal”, lembrou: “É uma mudança e eu espero que seja uma mudança para melhor. Acho que o João Lourenço tem que ser capaz de sacudir a carga que tem em cima dos ombros”.

Uma “mudança” que João Soares aproveitou para deixar nova insinuação sobre a falta de transparência na democracia angolana: “Não usei a expressão recém-eleito, tenho as maiores dúvidas quanto à forma como decorreu o processo eleitoral, mas, enfim, de qualquer forma está empossado”.

Em destaque

Subir