Mundo

Rapaz brinca com teste de gravidez e descobre que tem cancro raro

Um jovem de 18 anos brincou com um teste de gravidez, que acusou positivo. O espanto levou Gerardo Filho a realizar exames, descobrindo que sofre de uma forma rara de cancro. O tumor espalhou-se pelo pulmão, peito e cabeça deste brasileiro.

Estudante de técnicas de enfermagem, ‘Gerardinho’ resolveu brincar com um teste de gravidez para descomprimir: em fevereiro, ao tossir sangue, recebeu o conselho do médico para estar atento a uma possível tuberculose.

Só que o teste de gravidez deu positivo, para espanto deste jovem do Ceará.

Gerardo Filho tentou esconder o resultado enquanto não apurasse o que tinha acontecido. “Eu não queria abalar minha mãe e minha avó, que tem 91 anos”, explicou. Mas a mãe descobriu e, pensando que o teste teria sido feito pela namorada do filho, levou ambos a realizarem exames numa clínica.

Os altos níveis de uma hormona associada ao cancro levaram os médicos a pedir novos exames, chegando então ao diagnóstico: ‘Gerardinho’ sofre de cancro no mediastino, um tumor raro que se desenvolve no espaço entre os pulmões.

No caso deste jovem de 18 anos, o cancro espalhou-se pelo pulmão e peito, tendo mesmo já chegado à cabeça.

Após quatro meses de quimioterapia, o tumor está ‘adormecido’ e os médicos acreditam que esta é a altura ideal para uma operação.

Sem capacidade económica para suportar o tratamento, a família de Gerardo Filho lançou uma campanha de angariação de fundos, dando a conhecer este caso incrível: um rapaz que soube do cancro ao acusar positivo num teste de gravidez.

Em destaque

Subir