Motores

Rali de Portugal mantém-se em maio

A próxima edição da prova portuguesa do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) vai disputar-se entre 18 e 20 de maio de 2018, data confirmada no calendário anunciado agora pelo Conselho Mundial da Federação Internacional do Automóvel (FIA).

O calendário do WRC do próximo ano foi apenas uma das decisões do Conselho Mundial de Paris, já que também decidiu abrir mais a disciplina aos pilotos privados.

Já não será obrigatório aos privados que alinhem com WRC fazê-lo inscritos por um construtor, sendo autorizados apenas pela Comissão de Ralis. Da mesma forma que há uma limitação de testes para estes concorrentes, à imagem do que já sucedida com as equipas oficiais.

A FIA também autoriza os WRC anteriores a 2017 a participarem nas provas do Campeonato do Mundo, embora eles apenas possam pontuar para uma nova Taça Mundial destinada a este tipo de veículos.

Em termos de pneus mantêm-se as mesmas três marcas que disputaram o WRC até agora – Michelin, Pirelli e DMACK, e no WRC2 continuam a valer apenas as seis melhores pontuações em sete participações, sendo que os concorrentes já não as têm de nomear antecipadamente. Para os que não estejam inscritos no campeonato os seus R5 tem a liberdade de utilizar a marca de pneus que entenderem.

Calendário anunciado

26-28 janeiro – Rali de Monte Carlo
16-18 fevereiro – Rali da Suécia
09-11 março – Rali do México
6-8 abril – Rali da Córsega
27-29 abril – Rali da Argentina
18-20 maio – Rali de Portugal
8-10 junho – Rali da Sardenha
27-29 julho – Rali da Finlândia
17-19 agosto – Rali da Alemanha
14-16 setembro – Rali da Turquia
5-7 outubro – Rali de Gales
26-28 outubro – Rali da Catalunha
16-18 novembro – Rali da Austrália

Em destaque

Subir