Motores

Rali da Polónia começa sob o signo da Volkswagen

OgierPolonia115

O Rali da Polónia iniciou-se sob o signo da Volkswagen, com Sebastien Ogier a assumir a liderança logo na primeira especial e a mantê-la ao longo da primeira etapa, diante dos seus companheiros de equipa Andreas Mikkelsen e Jari-Matti Latvala.

O norueguês brilhou na segunda classificativa, ao ser o mais rápido, para depois voltar a ser o francês e depois o finlandês, com Ott Tanak – no melhor dos Ford da M-Sport – pelo meio a ganhar dois troços.

Ogier acabaria o dia na frente do rali com pouco mais de dois segundos de vantagem sobre Mikkelsen, numa luta a três pela liderança, já que Latvala não segue muito longe no terceiro posto, a menos de 11 segundos do campeão do mundo.

TanakPolonia115

Tanak fez o suficiente para terminar o dia como o melhor não Volkswagen, com o estoniano da M-Sport a perder pouco mais de 16 segundos para Sebastien Ogier, num top cinco que é fechado por Paddon, a destacar-se entre o clã Hyundai.

Thierry Neuville não conseguiu acompanhar o seu companheiro de equipa porque perdeu tempo com um incidente na sexta classificativa e terminou o dia na sétima posição, atrás do herói local Robert Kubica, que se destacou ao assinar bons tempos, nomeadamente no último troço do dia, onde foi o segundo mais veloz a três décimas de Martin Prokop.

PaddonPolonia115

Atrás deles surge Kris Meeke, depois do britânico da Citroën recuperar de um grande atraso inicial, e com um DS3 WRC reconstruído depois do capotanço no ‘shakedown’ de quinta-feira. Além disso entendeu-se melhor com os pneus do que Dani Sordo, que concluiu a tirada apenas no nono posto.

Já no WRC2 Esapekka Lappi dominou por completo os acontecimentos, conseguindo rapidamente uma vantagem superior a meio minuto sobre o seu companheiro de equipa na Skoda, Pontus Tiedmand.

Classificação após a 9.ª PE
1.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) 1h17m42,5s
2.º Andreas Mikkelsen/Ola Floene (Volkswagen) + 2,1s
3.º Jari-Matti Latvala/Mika Anttila (Volkswagen) + 10,8s
4.º Ott Tanak/Raigo Molder (Ford) + 16,7s
5.º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai) + 35,9s
6.º Robert Kubica/Macej Szczepaniak (Ford) + 37,4s
7.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 41,3s
8.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) + 1m07,1s
9.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 1m15,0s
10.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Citroën) + 1m15,5s

 

Em destaque

Subir