Nas Notícias

Rainha Margarida II da Dinamarca grava documentário com preparativos da sua morte

A Rainha Margarida II da Dinamarca, de 76 anos, provou que gosta de ter as coisas bem planeadas ao pedir a um profissional para gravar um filme com os preparativos para a sua morte, segundo conta o ‘El Español’. O filme terá o títuo “Sarcófago de uma Rainha”, com estreia ainda por definir.

Pavel Stingl, um especialista em documentários, foi o escolhido para retratar e gravar a preparação da cerimónia fúnebre, num filme que será intitulado “Sarcófago de uma Rainha”, com estreia prevista na Dinamarca, mas ainda sem data de lançamento.

À semelhança do que aconteceu com os seus antecessores, a sepultura da Rainha ficará na Catedral de Roskilde, mais precisamente na capela de Santa Brigitte, que foi construída durante os séculos XII e XIII, fica situada a 30 quilómetros de Copenhaga.

O túmulo já está a ser construído pelo artista contemporâneo dinamarquês Bjørn Nørgaard e por Checa Lhotsky, um escultor de vidro. O túmulo tem cerca de três metros de largura e um peso de sete toneladas, pelo que terá como elemento principal o vidro. Por outro lado, o cemitério da catedral, onde estão sepultados os monarcas dinamarqueses, é esculpido e talhado em pedra.

A Rainha Margarida II da Dinamarca nasceu em 1940 e era a filha mais velha do rei Frederico IX e da princesa Ingrid Margarida da Suécia. Subiu ao trono em 1972 após a morte do seu pai. É casada com Henrique de Laborde de Monpezat, de 82 anos, desde 1967. O casal teve dois filhos: Frederico, o príncipe herdeiro, e Joaquim.

Em destaque

Subir