TV

Racistas destroem carro de doente com Lúpus a pensar que estava a usar um véu islâmico

Uma mulher com Lúpus, uma doença que obriga a cuidados extra com a pele, teve o carro vandalizado porque os racistas julgavam que estava a usar um véu islâmico.

O incidente ocorreu em Fremont, na Califórnia: curiosamente, um estado onde Donald Trump perdeu, nas recentes eleições, para Hillary Clinton. Ou seja, nem sequer é um estado onde o ódio contra os muçulmanos seja ‘comum’.

Contudo, tal não impediu Nicki Pancholy, de 41 anos, de ficar com o carro vandalizado por causa da confusão feita por um grupo de racistas.

A mulher sofre de Lúpus, uma doença auto-imune que a obriga a proteger-se, com cuidados redobrados, dos raios ultravioleta. Nicki Pancholy estava a usar um lenço para proteger a cabeça, mas os racistas julgaram que era um ‘hijab’, o véu usado pelas mulheres islâmicas.

A prova é que, por entre o vidro da frente (que ficou completamente desfeito), deixaram um papel a dizer isso mesmo. Sem grandes cuidados gramaticais, escreveram algo como “cabra que usas hijab, este é o nosso país, põe-te no c…”.

“Quando o li, fiquei em choque… Nem sabia que alguém podia ter tanto ódio para fazer isto”, afirmou a mulher, em declarações à NBC Bay Area.

A ‘culpa’ é da campanha de Trump, que incendiou os ânimos contra os muçulmanos, acrescentou: “Sabemos que o espírito está a mudar, mas nunca imaginei que alguém poderia ser tão ignorante e ter tanto sofrimento para causar assim tanto dano”.

Como agravante, Nicki Pancholy não é muçulmana e muito menos uma estrangeira: nasceu nos EUA, mais propriamente em San Jose, também no estado da Califórnia.

https://www.facebook.com/solonica.pancholy/videos/10202364913760076/

Em destaque

Subir