País

Quintino Aires: “Os pais não têm estrutura psicológica para brincar com os filhos”

Segundo o psicólogo Quintino Aires, os pais não devem brincar com os filhos, porque “não têm estrutura psicológica” nem “paciência” para o fazer. E assim vão “vai estragar uma coisa absolutamente fantástica para a criança, que é o espaço de desenvolver a fantasia e a imaginação”.

“Os pais ouvem muita coisa e mal explicadas. E, portanto, confundem-se”, advogou Quintino Aires, no programa Você na TV.

Esta opinião coloca em causa hábitos que nunca questionamos, como uma brincadeira de um pai com o filho. Mas o psicólogo vai mais longe e contraria pedras basilares dos melhores sistemas de ensino do mundo: aprender, brincando.

“Brincar não é para aprender. A criança aprende como a vida funciona quando se senta na sala e escuta as conversas da mãe com o pai, da mãe com a avó”, contrapõe Quintino, que defende uma diferenciação entre brincar e jogar.

E porque é que os pais não podem entrar nas brincadeiras dos filhos?

“O adulto não tem paciência. E vai estragar uma coisa absolutamente fantástica para a criança, que é o espaço de desenvolver a fantasia e a imaginação”, defende.

Veja aqui o raciocínio (polémico e discutível) do psicólogo.

Em destaque

Subir