Mundo

“Quero viver à custa de alguém… Tenho uma ideia: vou ser refugiada”

cartoon_refugiados_sirios

Isto é uma legenda de um cartoon de manga. Este cartoon foi feito por uma artista japonesa e está a indignar pessoas e entidades por todo o mundo. E já deu lugar a uma petição.

Por causa desta imagem e da respetiva legenda, foi criada uma petição para que esta artista de manga japonesa fosse obrigada pelo Facebook a retirar a imagem da sua página, alegando que a mesma ‘é racista e ofensiva’.

Esta é a legenda da polémica que tenta retratar em manga uma menina síria de 6 anos (ver imagem em baixo), embora a autora afirme que a menina síria foi apenas inspiração e não relaciona a imagem com o país em si.

“Quero uma vida limpa e segura, comida gourmet, sair à rua, usar coisas bonitas e viver uma vida de luxo… quero viver à custa de alguém. Tenho uma ideia, vou ser uma refugiada”

Foi pedido à rede social de Mark Zuckerberg que retirasse esta imagem do Facebook. No entanto, a rede social alega que a mesma não viola as diretrizes da comunidade e, como tal, não seria removida.

Foi essa recusa do Facebook em remover a imagem que deu lugar a uma petição. Petição, essa, que já conta com mais de 10 mil assinaturas.

Toshiko Hasumi, a autora desta manga, fez questão em remover a imagem. Apesar disso, em declarações à BBC, a mesma alega que isto é uma perseguição da ‘esquerda’ e que eles quiseram fizer dela um alvo para atacar, uma vez que ela se assume de direita.

“Faço muitos mangas políticos, que não são favoráveis à esquerda, e eles fizeram de mim um alvo”

Várias organizações já demonstraram o seu descontentamento com este episódio, entre elas a Save the Children: ”Usar a imagem fora do seu contexto, de uma forma tão feia e depreciativa para a menina, a família e todos os refugiados, não é aceitável. Estamos satisfeitos que a ilustração tenha sido removida”, afirmou esta organização num comunicado.

 

Em destaque

Subir