Desporto

“Queriam que eu já não estivesse cá”, diz Pinto da Costa, na apresentação do novo técnico

pinto costa1Na apresentação do treinador Julen Lopetegui, o presidente do FC Porto repetiu a estratégia de ataque. Pinto da Costa lançou críticas à imprensa e aos comentadores, uma bicada ao Benfica e falou em gente que quer pô-lo “moribundo”. “Queriam que eu já não estivesse cá”, disparou.

A conferência de imprensa hoje convocada por Pinto da Costa foi muito mais do que a apresentação de Julen Lopetegui – que sucede a Luís Castro no comando técnico da equipa portista, a partir da próxima época e durante três anos.

O presidente portista não deixou de beliscar o Benfica, quando afirmou que quer ver o FC Porto “continuar a perder de vez em quando, e não a ganhar de vez em quando”. Mas a bicada na águia já se tornou quase cansativa.

O que se destaca no discurso de Pinto da Costa (que pode ser a resposta ao insucesso do FC Porto na presente temporada) é a crítica a quem critica.

“Ao querem pôr-me como moribundo, aos que queriam que eu cá não estivesse, digo que estou preparado e com a mentalidade e espírito para novos 32 anos à frente do Futebol Clube do Porto”, afirmou, em reação a quem vê no clube um fim de ciclo e no seu presidente sinais de fraqueza.

Pinto da Costa quis dar um sinal de força e conseguiu-o, com o discurso agreste que sempre o caraterizou. “Estamos unidos e preparados para o futuro. Todos nós sabemos que temos um ambiente hostil contra o Futebol Clube do Porto. É isso não é um obstáculo, mas algo natural. Há pessoas que são pagas para dizer mal, porque se disserem bem vão para o desemprego”, acusou.

E estas palavras de Pinto da Costa, presidente que acaba por assumir as consequências de uma época fracassada, deixa para segundo plano a apresentação de Julen Lopetegui, um treinador de 47 anos, que conta com títulos no currículo: foi campeão da Europa de sub-19 pela Espanha (em 2012) e campeão europeu de sub-21 no ano seguinte.

Lopetegui manifestou entusiasmo por este novo desafio e revelou que vai aprofundar os conhecimentos da Liga Portuguesa, ainda que tenha garantido que acompanha o futebol luso.

Pinto da Costa elogiou a qualidade do futebol espanhol e disse, relativamente ao técnico, que Julen Lopetegui foi a “primeira, segunda e terceira opções”. Nenhum outro nome surgiu na ‘mesa’ da SAD, na hora de escolher o treinador que encaixasse no projeto.

Um pormenor que merece um sublinhado: Lopetegui assinou por três épocas. Algo muito raro no ‘reinado’ de Pinto da Costa.

Em destaque

Subir