Economia

Quer saber se é uma pessoa inteligente?

inteligenteNão é necessário fazer um teste ao QI, ou à sua cultura geral. Basta conhecer estas oito caraterísticas das pessoas inteligentes. Vai surpreender-se com quase todos esses sinais que emanam das mentes mais brilhantes.

Steve Tobak, um reputado escritor e consultor com mais de 20 anos de experiência na indústria de tecnologia, traçou o perfil das pessoas inteligências, num artigo para a revista Entrepeneur. Em oito pontos, o especialista aponta igual número de caraterísticas das pessoas inteligentes, surpreendendo.

1 – Elas tomam decisões inteligentes

Parece pouco surpreendente, mas a verdade é que há pessoas que tomam decisões sem ter a menor ideias das repercussões desses seus atos. É necessário avaliar esse impacto e fazer escolhas disciplinadas.

2 – Elas aprendem com seus erros

Também não se surpreende, certamente. Uma pessoa inteligente sabe retirar lições, quando comete um erro. Sim, os inteligentes cometem erros. Termos noção das nossas falhas permite acertar na próxima vez.

3 – Elas não sabem tudo

Parece contraditório, mas ser inteligente não é ser dono da verdade. E quem age como se soubesse tudo está a dar um sinal de falta de inteligência. Há que reconhecer as limitações.

4 – Elas estão cercadas de outras pessoas inteligentes

Olhe em seu redor. Verá que está cercado de pessoas sabedoras. Se não for capaz de reconhecer nelas essa capacidade, ou está mal acompanhado, ou não é inteligente. A pessoa pode até ser inteligente, mas os melhores trabalhos são sempre feitos em equipa.

5 – Elas são capazes de se adaptar

Uma pessoa inteligente é um camaleão, que se adapta ao ambiente e ao tipo de pessoa que a rodeia. Na sua carreira, deve usar os recursos que tem para atingir bons resultados.

6 – Elas são capazes de mudar de opinião

Há quem seja incapaz de ceder às suas ideias, mesmo que todos os sinais indiquem que está equivocado. Guardar o orgulho e perceber quando estamos errados é sinal de inteligência. Um teimoso não é necessariamente pouco inteligente, mas a teimosia pode interferir no pensamento lógico.

7 – Elas não seguem modas

As pessoas inteligentes não sequem modas e pseudoconhecimentos. Criam o seu caminho e pensam ‘fora da caixa’.

8 – Elas reconhecem as suas limitações

Sermos capazes de reconhecer os nossos próprios limites é um sinal de inteligência. O que uma pessoa inteligente sabe é muito pouco, quando comparado com o que tem para aprender.

Em destaque

Subir