TV

Queixa-se do trânsito? Veja este engarrafamento de 50 faixas

Uma das ‘doenças’ do mundo moderno é o trânsito. Em Portugal, são aos milhares os que já ficaram presos num engarrafamento numa via com quatro faixas de rodagem. Mas consegue imaginar o caos se a estrada tiver 50 faixas, como acontece na China?

Uma situação como esta só é possível na China, um gigante onde existem vias rápidas com 50 faixas de rodagem, de forma a escoar os muitos milhões de veículos.

E se acha impossível que aconteça um engarrafamento numa autoestrada com 50 faixas… está bem enganado. Até é bastante provável que aconteça numa determinada altura do ano.

Calcula-se que metade da população da área metropolitana de Pequim (e só a capital tem mais de 21,15 milhões de habitantes, segundo os dados de 2013) saia da região quando decorrem uma das principais festividades chinesas, conhecida como ‘a semana dourada’.

Em todo o país, segundo as estimativas, há 750 milhões a deslocarem-se durante ‘a semana dourada’.

O problema é no regresso, como demonstra esta filmagem feita com um drone sobre uma das mais largas autoestradas do mundo.

A via ficou tão congestionada que, sendo este o principal acesso a Pequim, obrigou as autoridades a improvisarem uma ‘portagem’ para permitir que o trânsito voltasse a fluir.

Ainda assim, quantas horas terão esperado os últimos a chegar a este colossal engarrafamento?

Em destaque

Subir