Nas Notícias

Quatro milímetros de cabelo de Napoleão leiloados por 2400 euros

Quatro milímetros de cabelo do imperador francês foram leiloados, atingindo um valor de 2400 euros. Mas Napoleão não foi a única celebridade a gerar pequenas loucuras de colecionadores. Elvis Presley, John Lennon e George Harrison também figuram nesta lista da Catawiki.

A Catawiki, organizou quatro leilões de um dos mais inéditos pertences de sempre: pedaços de cabelo dos reconhecidos artistas Elvis Presley, John Lennon e George Harrison, e do imperador francês Napoleão Bonaparte.

Os leilões internacionais que incluem a licitação de objetos pertencentes a celebridades internacionais são, em norma, os mais concorridos e que alcançam valores muitas vezes surpreendentes.

Objetos como peças de roupa, chapéus e outros mais insólitos são bastante procurados por colecionadores e admiradores de artistas reconhecidos internacionalmente, como por exemplo David Bowie ou Michael Jackson.

“Os artigos mais populares na plataforma da Catawiki são, sem qualquer dúvida, os que pertenceram a celebridades de todo o mundo. Desde o primeiro carro conduzido por Julio Iglesias ao chapéu utilizado por Michael Jackson em ‘Smooth Criminal’, este tipo de objetos são arrematados em leilão por valores muitas vezes surpreendentes. Sabemos de antemão que os objetos de celebridades são dos mais requisitados na plataforma e os casos recentes que incluíram pedaços de cabelo de celebridades comprova esse facto”, explica Alejandro Sánchez, diretor-geral da Catawiki em Portugal.

No que a pedaços de cabelo diz respeito, os números foram surpreendentes.

Napoleão Bonaparte

Apenas quatro milímetros do cabelo do imperador francês Napoleão Bonaparte foram leiloados na plataforma da Catawiki por 2400 euros.

Conta a história que o cabelo foi cortado a 4 de julho de 1817 e entregue ao capitão inglês O’Meara, que foi ordenado a guardar Napoleão na ilha de Saint Helena.

Este pedaço de cabelo provém da famosa coleção de Margaretta Pierrepont, esposa de Edward Pierrepont, procurador-geral do presidente Ulysses S. Grant.

Elvis Presley

Um pedaço de cabelo de um dos maiores ícones culturais do século XX foi recentemente leiloado na plataforma da Catawiki por 1300 euros.

O pedaço de cabelo do Rei do Rock n’ Roll que esteve em leilão foi cortado pelo seu personal hairstylist, Homer Gillelan, e acompanhado por um fragmento da toalha utilizada pelo artista. Os objetos foram leiloados com o respetivo certificado de autenticidade.

John Lennon

Um dos fundadores da banda britânica “The Beatles” teve recentemente o seu cabelo em leilão na plataforma internacional de leilões.

Tratou-se de um pedaço que foi diretamente obtido por John ‘O Gorman (responsável pelo departamento de makeup de ‘A Hard Days Night’), a 12 de dezembro de 1964, acompanhado pelo respetivo certificado.

Tal como no leilão de Elvis Presley, o pedaço de cabelo é acompanhado por uma porção da toalha utilizada pelo artista. O objeto foi arrematado por 1225 euros.

George Harrison

O guitarrista dos Beatles teve também recentemente um pedaço do seu cabelo em leilão na plataforma da Catawiki, arrematado pelo surpreendente valor de 2615 euros.

Em destaque

Subir