Nas Notícias

Quatro cafés por dia ajudam-no a viver mais e melhor

Segundo um estudo levado a cabo pela Sociedade Europeia de Cardiologia, o consumo de café diminui o risco de uma morte relativamente cedo e pode estar diretamente relacionado com uma dieta e pessoas saudáveis. A investigação teve como base 20 mil participantes que consumiam, no mínimo, quatro cafés por dia.

É um estudo para os amantes de café que, desta forma, poderão acreditar numa maior esperança de vida graças ao seu consumo.

As 20 mil pessoas que servem de amostra a este estudo consomem, no mínimo, quatro cafés por dia e foram acompanhadas durante 10 anos. Para além do consumo de cafeína, fatores como a saúde e estilo de vida foram tidos em conta na investigação.

Da total de “objetos de estudo”, 337 morreram nos dez anos de acompanhamento. A idade média dos observados era de 37 anos.

O estudo mostra que, comparando com as pessoas que não tomam café – ou o fazem em quantidades muito reduzidas – os amantes de café inseridos na investigação têm 64 por cento de hipóteses de morrerem precocemente.

Para além disso, os resultados mostram que beber dois cafés por dia está associado a um risco de morte menor em 22 por cento.

“As nossas descobertas sugerem que beber quatro cafés por dia pode ser parte de uma dieta e de uma pessoa saudáveis”, explica Adela Navarro, cardiologista e líder da investigação.

A investigação sugere ainda que a longevidade de vida inerente ao café se verifica mais facilmente em pessoas com mais de 45 anos, mostrando que o café pode ser mais benéfico à medida que envelhecemos.

Este estudo, aliás, está ligada com várias investigações que atribuem o café como um combatente ao desenvolvimento de diabetes tipo dois.

Em destaque

Subir