Nas Notícias

Quantos portugueses mata o cancro da próstata por ano?

Em Portugal, o cancro da próstata atinge anualmente entre 3500 a 4000 portugueses, sendo que 1800 acabam por morrer. Esta patologia representa cerca de 3,5 por cento de todas as mortes e mais de 10 por cento das mortes por cancro. Quando detetado precocemente, a possibilidade de cura ronda os 85 por cento.

“O cancro da próstata é a segunda causa de morte por cancro no homem, atrás do cancro do pulmão, e é o cancro mais frequente nos homens acima dos 50 anos. A vigilância médica periódica é essencial para despistar o cancro da próstata, uma vez que este não apresenta sintomas numa fase inicial”, alerta Rui Borges, urologista do Hospital Lusíadas Porto.

Apesar das causas desta doença não serem conhecidas, sabe-se que o fator hereditariedade, a idade e a raça negra têm um grande peso.

“A vigilância médica periódica é essencial para despistar o cancro da próstata, sendo que esta pode começar por volta dos 45 anos nos doentes sem fatores de risco. A vigilância deve ser antecipada para os 40 anos de idade nos doentes de risco e consiste no exame do toque rectal e no doseamento do PSA (o antigénio específico da próstata), no sangue”, esclarece o urologista.

Em relação ao tratamento, o médico explica que “Embora existam diferentes opções terapêuticas, a prostatectomia radical é o tratamento mais eficaz para o cancro da próstata localizado.

Com o desenvolvimento tecnológico, esta cirurgia que era habitualmente efetuada por via aberta, pode atualmente ser executada por via laparoscópica e, mais recentemente, por via robótica, podendo diminuir assim as consequências associadas, nomeadamente a incontinência urinária e a disfunção eréctil”.

“Sabe-se também que apesar de ser a segunda causa de morte por cancro no homem, quando o cancro da próstata é detetado precocemente a possibilidade de cura ronda os 85 por cento”, conclui.

Este e outros temas como as lesões durante o exercício físico, os miomas uterinos, o cancro do pulmão e a qualidade no fim de vida vão estar em destaque no III Congresso Lusíadas Saúde que decorre no dia 5 de novembro, no Centro de Congressos de Lisboa.

Em destaque

Subir