Nas Redes

Quantas árvores se plantam num dia? Índia marca um novo recorde

Acredita que em 24 horas podem ser plantadas 50 milhões de árvores? No estado de Uttar Pradesh, na Índia, 800 mil pessoas saíram às ruas para registar um recorde que o Guinness ainda está a tentar validar.

Com seis cidades entre as 10 com o ar mais poluído, a Índia não tem poupado esforços para melhorar o ambiente. Não é por acaso que tem o primeiro aeroporto totalmente apenas com energia solar, a maior central de energia solar do mundo e que a energia solar esteja agora mais acessível do que o carvão.

Mas a qualidade do ar ainda sofre – e muito – neste que é um dos países mais populosos do mundo: tem 1.320 milhões de habitantes.

Para transformar essa realidade, o estado de Uttar Pradesh decidiu quebrar um recorde mundial ainda na pertença do vizinho (e rival) Paquistão: 847.275 árvores plantadas num só dia, em 2013.

O passo inicial foi dado pelas Forças Armadas, mas rapidamente a população se juntou à iniciativa. No dia combinado, 800 mil pessoas terão ajudado a alcançar o objetivo de plantar 50 milhões de árvores em apenas 24 horas!

“O mundo já entendeu que precisa de se empenhar a fundo na redução das emissões de carbono para mitigar os efeitos das mudanças climáticas globais. O Uttar Pradesh orgulha-se de estar a dar o primeiro passo”, salientou o primeiro-ministro estadual, Akhilesh Yadav, ao agradecer aos voluntários na cidade de Kannaui.

A festa só não ficou completa porque, face à escala descomunal da iniciativa, os auditores do livro de recordes do Guinness continuam a validar o efetivo número de árvores plantadas.

Ao longo dos próximos cinco anos, a Índia prevê investir 6200 milhões de dólares em plantação de árvores, até porque cerca de 60 por cento dos rebentos têm os dias contados, ou por falta de água ou por doença-

“Não basta plantar as árvores, é necessário cuidar delas e protegê-las”, lembrou Edward Parson, professor de direito ambiental na Universidade da Califórnia (EUA).

Em destaque

Subir