Desporto

Qualificação para o Mundial: Jogo repetido e árbitro irradiado por manipulação

O jogo entre a África do Sul e o Senegal, a contar para a qualificação para o Mundial 2018, vai ser repetido após o árbitro ter sido culpado de manipular o resultado.

“Por razões éticas e morais se o jogo foi manipulado, deve ser repetido”, decidiu a Federação Sul-Africana de futebol (SAFA).

Inicialmente, a SAFA tinha pensado recorrer da decisão da FIFA que anulava a vitória da África do Sul, por 2-1, mas os responsáveis do organismo asseguraram agora que aceitam a decisão.

Em causa está o árbitro ganês Joseph Lamptey, que foi irradiado pela FIFA, depois de ter sido considerado culpado de manipular resultados, ao assinalar uma grande penalidade inexistente a favor da África do Sul – o organismo que rege o futebol mundial não encontrou nada que indicasse que alguma das equipas estivesse associada à manipulação.

A África do Sul ocupa o quarto e último lugar do grupo D da qualificação africana para o Mundial2018, com um ponto, enquanto o Senegal é terceiro, com cinco. Burkina Faso e Cabo Verde são lideres, com seis pontos, mas com mais um jogo disputado.

Em destaque

Subir