Mundo

Qual é o salário de um chefe de Governo? Surpreenda-se

Quanto ganha um chefe de governo? Já colocou esta pergunta? O diário espanhol El Mundo dá a resposta e conta-nos que Angela Merkel é a mais bem paga. Num dia, ganha mais do que um salário mínimo português.

A teoria de que um primeiro-ministro ou líder de um governo deve ser bem pago assenta no princípio de que um cargo mal pago afasta as pessoas mais competentes para setores privados. A defesa de que os cargos públicos têm que ser bem remunerados não é, no entanto, consensual.

Quando entramos no limite da pouca-vergonha gera-se a revolta. E o ‘olha para o que eu digo e não olhes para o que eu faço’ acaba por sobrepor-se àquela teoria.

Pois bem. É o que acontece com os líderes dos executivos defensores da austeridade. Se, por um lado, consideram que salários elevados geram problemas na economia – e por isso os salários mínimos são sempre baixos –, por outro não se importamm de auferir de remunerações principescas.

Mas vamos aos números. Quanto ganha o primeiro-ministro português? De acordo com a lista do El Mundo, António Costa recebe um salário anual de 78 194 euros. Muito acima do português comum, garantidamente, muito acima do salário médio em Portugal.

Porém, António Costa está longe do topo da lista. É o 13.º chefe de governo mais bem pago. Até Alexis Tsipras, da depauperada Grécia, recebe mais (85 479 euros).

Quem está no topo? A todo-poderosa Angela Merkel.

A chanceler alemã, paladina da austeridade, ganha por ano 290 mil euros, quase tanto como Xavier Better, do Luxemburgo, que se fica pelos 288 mil euros. Charles Michel (Bélgica), fecha o top-3, com uma remuneração anual de 230 mil euros.

Pior que António Costa, neste top-15, só os primeiros-ministros espanhol e húngaro. Se Mariano Rajoy tem um salário praticamente igual ao de Costa (78 185 euros), já Viktor Orban é bem mais pobrezinho e ‘só’ recebe 60 067 euros por ano.

Na lista dos 15 chefes de governo mais bem pagos da Europa, 10 deles auferem mais de 140 mil euros por ano. E quatro ganham mais de 100 mil euros.

Em destaque

Subir