Nas Notícias

Quais os primeiros-ministros portugueses mais cumpridores? Surpreenda-se

Um estudo do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) avaliou os desempenhos dos primeiros-ministros nas últimas décadas, concluindo que António Guterres e José Sócrates foram os mais cumpridores de promessas.

De acordo com aquele estudo, os Governos portugueses cumpriram, em média, 60 por cento das promessas que apresentaram nas campanhas eleitorais. Os socialistas António Guterres e José Sócrates estiveram muito acima daquela percentagem, com 85 e 80 por cento, respetivamente.

É muito comum os portugueses ficarem desiludidos com as mudanças de discurso dos candidatos a primeiro-ministro e desses mesmos políticos quando ocupam o cargo.

Para compreender melhor este fenómeno, o ISCTE fez um estudo, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, e concluiu que nas últimas duas décadas, entre 1995 e 2015, os políticos cumpriram apenas 60 por cento das promessas feitas em campanha.

A pesquisa, divulgada pela TSF, nesta terça-feira, revela que António Guterres foi o primeiro-ministro mais cumpridor, com uma aplicação de 85 por cento das medidas com as quais se comprometeu.

Em segundo lugar surge José Sócrates, muito perto de Guterres: 80 por cento.

Já Pedro Passos Coelho fica-se por modestos 60 por cento, ainda que o seu exercício tenha estado sob ‘observação’ da troika.

Na causa desta tabela surge, no entanto, o segundo Governo de António Guterres, numa altura em que as contas públicas derrapavam.

Também pouco cumpridores foram os executivos de Durão Barroso e de Pedro Santana Lopes, com 45 e 30 por cento, respetivamente.

Porém, faça-se uma ressalva: estes dois Governos caíram antes do final da legislatura, pelo que a avaliação das promessas feitas não deve aplicar-se do mesmo modo, em relação aos restantes Governos.

Em destaque

Subir