Insólito

Quadro de Dalí roubado foi devolvido pelo correio por ladrão arrependido

quadro_daliVale 150 mil dólares, é um quadro com a assinatura de Salvador Dalí e tinha sido roubada de uma galeria de arte de Manhattan. O ladrão de ‘Cartel de Don Juan Tenirio’ arrependeu-se e devolveu a peça, por correio. É surrealismo puro.

O quadro de Salvador Dalí ‘Cartel de Don Juan Tenirio’, que na passada semana fora roubado de uma galeria de arte de Nova Iorque, regressou à origem, depois de um ato de arrependimento do ladrão.

O homem fizera-se passar por apreciador de arte e visitou a Venus Over Manhattan, uma galeria de arte situada na Madison Avenue. Na verdade, era um ladrão, que foi fotografado pelas câmaras de segurança a retirar a obra da parede e a colocá-la no interior de um saco.

A obra de Dalí tem um valor de 150 mil dólares, o que corresponde a cerca de 118 mil euros. Depois de roubada daquela galeria nova-iorquina, na semana passada, tinha sido transportada para a Europa. Para surpresa do proprietário da galeria, regressou à origem, através do correio.

Adam Lindemann manifesta ao The Telegraph a sua surpresa. Diz o dono da galeria de arte que aquela foi a mais “bizarra e surreal experiência” pela qual passou, desde que está no mundo da arte.

A origem do quadro enviado por correio era a Grécia, país para o qual o ladrão terá voado, com a obra de Salvador Dalí na bagagem. Foi enviado dentro de um tubo, sem a moldura, sendo que agora será sujeita a uma análise, para detetar eventuais danos e hipotéticas impressões digitais.

Antes de enviar o quadro por correio, o ladrão já tinha enviado um email ao proprietário da galeria, a informar que iria proceder à devolução do ‘Cartel de Don Juan Tenirio’.

O ato de arrependimento deve-se ao facto de o roubo do quatro ter sido extremamente mediatizado, o que iria complicar a tarefa do ladrão em vendê-lo. O comprador tornar-se-ia cúmplice de um crime que terminou na caixa do correio.

Em destaque

Subir