Nas Redes

Putin não está nesta foto, mas as redes sociais preferem acreditar que sim

A imagem do dia nas redes sociais é falsa. Alguém editou uma fotografia da reunião do G20 e ‘sentou’ Vladimir Putin num lugar de ‘adoração’ entre Donald Trump e Recep Tayyip Erdogan.

Na foto verdadeira, o lugar entre os Presidentes dos EUA e da Turquia encontra-se vazio. E nem sequer pertence à “Federação Russa”, como indica o dístico na mesa, mas sim ao Reino Unido.

Num momento em que a primeira-ministra britânica se tinha ausentado, quatro líderes mundiais (incluindo Trump e Erdogan) aproximaram-se para uma conversa mais privada, aproveitando o vazio deixado por Theresa May.

E é nesse espaço vazio que alguém – o autor da fotomontagem ainda não foi identificado – ‘sentou’ Vladimir Putin, o Presidente da Rússia que até estava nessa reunião (embora não visível na imagem em causa).

Uma das provas de que a imagem real foi editada está no casaco de Angela Merkel, que surge de pé atrás de Donald Trump. Na versão falsa, a chanceler alemã aparece com uma fita de São Jorge, um símbolo nacionalista usado pelo exército russo.

A adulteração da montagem tem sido denunciada a nível mundial, quer nos EUA (por Evan McMurry, jornalista da ABC), quer até na Rússia (por Sergey Markov, analista político), mas as redes sociais continuam a duvidar do que vêem.

Afinal, na imagem aparece mesmo Vladimir Putin… e nenhum dos outros na mesma fotografia se pronunciou ainda sobre o assunto.

Uma outra foto dá conta (embora não tenha piada) de que a cadeira vazia pertence mesmo ao Reino Unido:

Em destaque

Subir