Nas Notícias

“PSD e CDS continuam a subestimar Costa”, diz Marques Mendes (com vídeo)

Marques Mendes defendeu, na SIC, que PSD e CDS “não podem continuar a cometer o erro de subestimar António Costa”. “Se não preparam bem a oposição, aquilo não vai ser um passeio; vai ser um pesadelo”, alerta o comentador social-democrata, que vê os partidos de direita “aos bonés”, “sem iniciativa, zangados”. Veja o vídeo.

Perante o quadro político traçado pelo próprio Marques Mendes – que antevê a queda do Governo e a indigitação de António Costa como primeiro-ministro –, o comentador da SIC entende que PSD e CDS já deveriam ter definido algumas posições, preparando um cenário de oposição.

Marques Mendes não compreende a ausência de um esclarecimento em matérias como, por exemplo, a apresentação de uma eventual coligação parlamentar.

“É clarinho que no dia 10 este Governo chumba no Parlamento e PSD e CDS devem começar a pensar nisso”, advoga.

O comentador entende que os dois partidos já devem começar a pensar num cenário em que estão fora do poder.

“Na oposição, vão estar coligados, não no sentido formal, ou cada um para seu lado? Eu acho que eles devem manter a coerência de se manterem coligados e articulados politicamente. A sua estratégia terá mais força

Segundo exemplo: “No Conselho de Estado, vai estar Paulo Portas e Passos Coelho, ou pessoas indicadas pelos partidos? Eu acho que deveriam estar os dois líderes. Se não estiverem os dois líderes, acaba a coligação”.

Há outras perguntas, de acordo com o comentador político, a que Passos e Portas têm de dar resposta: “E as leis que vierem do futuro Governo de António Costa, se esse executivo se concretizar? O que é que eles farão? Caso a caso, uma vezes votam contra, outras a favor?”.

“Eles consideram o Governo ‘ilegítimo’. A consequência deve ser votar contra. Eles têm de tomar essa decisão e na minha opinião deveriam tomá-la já, mesmo antes do acordo à esquerda. Caso contrário, António Costa vai fazer a chantagenzinha, com os empresários a ajudar à festa”, adverte.

Para Marques Mendes, PSD e CDS andam, desde o dia 4, “um pouco aos bonés”.

“Andam sem iniciativa, sempre a reagir, não agem, andam a reboque dos acontecimentos, andam furiosos, zangados com a vida, a ver passar os comboios, um pouco aos papéis. Mas a política não se faz de estados de alma”.

Assim, chega a hora de decisões e de ação “Têm de decidir estas coisas. Porquê porque não podem continuar a cometer um erro: subestimar António Costa. Se não preparam bem a oposição, aquilo não vai ser um passeio, vai ser um pesadelo”, afiança.

Poderá ver em baixo o espaço de análise política de Marques Mendes deste domingo, na SIC. A questão em que o social-democrata aborda a posição de Passos Coelho e Paulo Portas surge a partir do minuto 12.

Em destaque

Subir