Nas Notícias

Proteção Civil alerta para risco de incêndios na próxima semana

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu um aviso à população neste sábado para alertar sobre o risco de ocorrência de incêndios na próxima semana. O “tempo quente e seco”, “com uma subida de temperatura” oferece as “condições favoráveis à ocorrência e propagação de incêndios florestais”.

Na base do alerta da Proteção Civil estão as previsões do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), onde é indicada que, “a partir de amanhã, domingo, 22 de outubro, e até ao final da semana” há “um período de tempo seco e subida de temperatura, para valores acima da média para esta época do ano”.

Segundo a ANPC, estas condições são “favoráveis à propagação de incêndios rurais na eventualidade de se verificarem ignições do material lenhoso, não obstante a precipitação registada nos últimos dias”.

“O país atravessa já um longo período de seca e, além disso, existe grande quantidade de material combustível acumulado e suscetível de arder rápida e violentamente nos espaços florestais”, informa a Proteção Civil.

Neste contexto, o “período crítico” mantém-se até ao final do mês, pelo que é proibido “realizar queimadas de fogueiras para recreio ou lazer ou para confeção de alimentos”, “utilizar equipamentos de queima e de combustão destinados a iluminação ou a confeção de alimentos” ou “queimar matos cortados e amontoados, bem como qualquer outro tipo de sobrantes de exploração”.

A ANPC alerta ainda para o lançamento de balões com mecha acesa, foguetes, o ato de fumar e fazer lume de qualquer tipo junto de espaços florestais.

É também aconselhado manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras, “abastecer máquinas a frio em local com pouca vegetação”, e “guardar todo o cuidado com as faíscas aquando do seu manuseamento, evitando a sua utilização durante os períodos de maior calor”.

 

Em destaque

Subir