Apresentações/Novidades

Projeto ‘Scarabée d’Or’ reaviva o ‘aventureiro’ muito antes do Dakar

CitroenScarabeeDor1

O projeto ‘Scarabé d’Or’ é o resultado da vontade da associação des Voitures & des Hommes, que propôs a um grupo de estados, em parceria com o Museu das Artes e Ofícios e com a Citroën Héritage.

É dado início a um sonho com três anos dos apaixonados envolvidos neste projeto, que tem tanto do recordar da história da marca do ‘Double Chevron’ como de pedagógico.

Este é um projeto que, à imagem de André Citroën, combina ousadia e paixão por automóveis: reconstruir o ‘Scarabe d’Or’ (Escaravelho de Outo). Aquele que foi o primeiro veículo da história a completa a travessia do deserto do Saara, em 1922.

O Scarabée d’Or emocionou o mundo em 1922: trata-se da lagarta automóvel (autochenille) Citroën B2 modelo K1, a primeira viatura a cruzar o Deserto do Saara, feito iniciado em dezembro daquele ano. Estava à cabeça de uma expedição iniciada por André Citroën e encomendada por George-Marie Haardt e Louis Audouin-Dubreuil.

CitroenScarabeeDor

Oficialmente o projeto ‘Scarabée d’Or’ vai arrancar a 1 de Setembro, data a partir da qual o Escaravelho de Ouro ficará exposto no campus universitário da ENSAM de Clury (França).

Os estudantes da Escola Nacional Superior das Artes e Ofícios (ENSAM) e os do Liceu dos ofícios do automóvel e do transporte Castelo de Epluches (Saint-Ouen L’Aumône ) ficarão encarregues da reconstrução do veículo.

Os primeiros têm como missão fazer um modelo do Escaravelho de Ouro original, que está exposto no Conservatório Citroën (em Aulnay-sous-Bois) e desenhar todos os planos, enquanto o segundo grupo ficará encarregue da reconstrução da carroçaria e do motor.

No final deste processo de reconstrução, que deverá durar três anos, o veículo será exposto ao público.

CitroenScarabeeDor2

Em destaque

Subir