Nas Notícias

Projeto inovador ajuda mais de 300 doentes com diabetes

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) está a promover o programa “Saber viver com diabetes”, uma iniciativa inovadora que tem como objetivo ajudar as pessoas que já estão diagnosticadas, na região, a ter uma vida melhor.

O projeto ‘Saber viver com diabetes’ integra-se no programa Boas Práticas de Governação, uma iniciativa da Novartis em parceria com a Universidade Nova de Lisboa, que proporciona aos participantes uma oportunidade de acesso a um plano curricular desenvolvido pela universidade e que lhes garante as bases teóricas e o acompanhamento necessário ao desenvolvimento dos projetos.

“Neste momento já conseguimos classificar mais de 300 doentes diabéticos num código de três cores – verde, amarelo, vermelho – de acordo com o controlo da doença. Este sistema de classificação visual e universal facilita a comunicação com o doente e a coordenação entre os profissionais de saúde dos cuidados de saúde primários e hospitalares”, explica Franklim Ramos, presidente do conselho de administração da ULSAM.

Esta unidade de saúde está a elaborar questionários de satisfação junto dos profissionais de saúde e dos utentes e a recolher informação que permitirá “conhecer em maior profundidade a realidade dos doentes”.

‘Saber viver com diabetes’ pretende ainda consciencializar as pessoas para a sua doença, motivando-as à mudança de estilo de vida e à adesão à terapêutica, para que possam melhorar o controlo metabólico, reduzindo o recurso ao serviço de urgência por hiper/hipoglicemias, e evitar as complicações e comorbilidades associadas à diabetes.

“No futuro, esperamos que este projeto promova uma referenciação mais rápida e um acompanhamento mais adequado às pessoas com diabetes que vivem no Alto Minho”, conclui.

O projeto proporciona aos participantes uma oportunidade de acesso a um plano curricular desenvolvido pela Universidade Nova de Lisboa e que lhes garante as bases teóricas e o acompanhamento necessário ao desenvolvimento dos projetos.

Este ano sob o tema ‘Caminhos para a Implementação’, o programa ‘Boas Práticas de Governação’ tem como objetivo apoiar a implementação na prática clínica dos projetos inovadores que fomentaram uma maior articulação entre cuidados de saúde primários e hospitalares, e que contribuíram para melhorias efetivas na qualidade de vida do doente.

Em destaque

Subir