Nas Notícias

Proibido lançar balões de São João

Este ano é proibido fazer o tradicional lançamento de balões de São João.

Quem não levar à risca a regra poderá ser multado até aos cinco mil euros por pessoa singular.

A portaria n.º 195/2017 hoje publicada revela que a coima pode ir dos 140 euros aos cinco mil euros no caso de pessoas singular, enquanto que no caso de pessoa colectiva poderá ir dos 800 euros aos 60 mil euros.

As condições meteorológicas adversas de temperatura fizeram com que a fase crítica de incêndios fosse antecipada.

Fonte da PSP do Porto, onde esta sexta-feira e no sábado se comemora a São João, já disse à Lusa que aquela autoridade está a “reforçar o alerta relativamente à proibição do lançamento dos balões com mecha acesa”.

“Tendo em consideração esta proibição, o Núcleo de Armas e Explosivos esteve a fazer hoje acções junto dos operadores e comerciantes no sentido de informar que saiu esta portaria e que o lançamento de balões é proibido”, diz a fonte.

Fogo de artifício de São João mantém-se no Porto

Quanto ao fogo de artifício de São João, também uma tradição na cidade Invicta, vai manter-se, visto que esse “evento está devidamente licenciado e não vai haver lançamento de foguetes de cana”.

Em Braga, onde também se comemora o São João, a autarquia já avisou que será proibido lançar balões de ar quente.

Quanto Câmara Municipal de Matosinhos também já deixou aviso à população.

“A Protecção Civil de Matosinhos vem informar a população para a proibição do lançamento de balões de mecha acesa e de qualquer tipo de foguetes a partir de hoje dia 22 de Junho, data de início do período crítico de incêndio, conforme o disposto na Portaria n.º 195/2017 de 22 de Junho. (…) Os balões de São João, tradicionalmente lançados no próximo dia 23 de Junho enquadram-se nesta proibição”.

Em destaque

Subir