Nas Notícias

“Proibição absoluta” de lançamento de foguetes

O governo tomou um conjunto de medidas, entre as quais a proibição de lançamento de foguetes, no âmbito do estado de calamidade pública, que está em vigor no país até segunda-feira.

“Esta declaração contém ainda a proibição absoluta de utilização de fogo-de-artifício ou qualquer outro elemento pirotécnico habitualmente utilizado nas festas populares que têm lugar nesta época do ano”, afirmou António Costa, em conferência de imprensa na residência oficial de São Bento, em Lisboa.

O governo, em articulação com as autoridades de segurança, bombeiros e proteção civil, quer precaver o risco de incêndios.

António Costa salientou, de resto, que “cerca de 40% dos incêndios têm surgido no período noturno”.

As autoridades vão estar “atentas” a movimentações suspeitas nas floresta. Mas não só.

“Para que as Forças Armadas e a GNR tenham este reforço nas equipas de vigilância, contarão com a colaboração da PSP, que disponibilizará condutores para estas equipas, e também do Ministério da Agricultura, que desempenhará meios, designadamente móveis, adaptados aos terrenos.”

Bombeiros recebem nova medida de apoio

Nesta declaração ao país, António Costa comunicou uma medida para os bombeiros que desempenham funções em entidades públicas.

“Por isso, determinámos que todos os bombeiros voluntários que trabalhem para entidades públicas ou privadas terão direito a dois dias de descanso por cada dia de participação no dispositivo de combate aos incêndios neste período de calamidade.”

A calamidade pública está em vigor desde esta sexta-feira até às 24 horas de segunda-feira.

Em destaque

Subir