Nas Notícias

Profissionais de saúde defendem eutanásia

Foi assinada uma petição por trinta médicos e enfermeiros, que será dirigida aos presidentes da República e da Assembleia da República, na qual pedem que seja despenalizada a eutanásia, pelo que apelam “à aprovação de uma lei que defina com rigor as condições em que ela possa vir a verificar-se sem penalização dos profissionais”, segundo avança o DN.

O que estes profissionais da saúde defendem é “uma lei que não obrigue ninguém, seja doente ou profissional, mas que permita a cada um encarar o final da vida de acordo com os seus valores padrões e, ao mesmo tempo, atribua aos profissionais de saúde novas condições para melhor respeitarem a vontade dos seus doentes”.

No apelo divulgado esta terça-feira, citado pelo DN, os profissionais dizem não querer perder tempo com “tratamentos inúteis”, defendendo que há “situações em que a boa prática é deixar morrer”.

“Conhecemos as vantagens dos cuidados paliativos mas, também, os seus limites. E conhecemos, ainda, as situações em que respeitar a vontade do doente e o seu direito constitucional à autodeterminação significariam aceitar e praticar a antecipação da sua morte, não fosse a lei considerar como crime essa atitude exclusivamente movida pela compaixão humanitária”, pode-se ler no documento.

Em destaque

Subir