Economia

Procura-se estagiário com anos de experiência em… estágios

A plataforma Ganhem Vergonha, que nasceu para denunciar “empregadores sem vergonha”, abordou hoje o crescente número de “anúncios em que é exigida experiência a candidatos a estágios profissionais”.

De acordo com a plataforma, as empresas abusam dos apoios que o Estado concede para promover o emprego.

A precarização do emprego tem avançado de forma tão intensa que agora é cada vez mais frequente, segundo a Ganhem Vergonha, que as empresas (e cada vez em maior número) já procurem estagiários em vez de trabalhadores a recibo verde.

“Para obter financiamento estatal, através do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), muitos empregadores adaptam as suas ofertas. Em vez de recrutar um trabalhador — a quem teriam de garantir um conjunto de direitos (nomeadamente um salário igual ou superior ao mínimo definido por lei) —, procuram um estagiário, mesmo que as suas necessidades sejam outras”, sustentou a plataforma.

“A tendência confirma-se facilmente na consulta de sites de emprego, onde todas as semanas se encontram anúncios em que é exigida experiência a candidatos a estágios profissionais”, complementou a Ganhem Vergonha, dando como exemplo um anúncio em que se pede um estagiário com, “no mínimo, cinco anos de experiência em projetos de arquitectura, licenciamentos, acompanhamento e fiscalização de obra e orçamentação (fator eliminatório)”.

Veja a denúncia completa:

https://www.facebook.com/ganhemvergonha/photos/a.154566218054198.1073741828.133605270150293/534607973383352/?type=3&fref=nf

Em destaque

Subir