Mundo

Primeiro transporte público rápido sem condutor testado na China

De acordo com a agência de notícias Xinhua, o primeiro sistema de transporte público rápido sem motorista foi testado durante esta semana na cidade Zhuzhou, na província de Hunan. O transporte – uma mistura entre autocarro e elétrico – tem capacidade para 300 passageiros, mete 30 metros de comprimento e consegue atingir velocidades na ordem dos 70 quilómetros por hora. Está também equipado com sensores que permitem identificar as dimensões da estrada.

No período de testes, o veículo transportou vários passageiros ao longo de 24 horas, em pistas virtuais nas ruas de Zhuzhou, ao longo de percursos de três quilómetros.

Todo o mecanismo foi desenvolvido pelo departamento de pesquisas da CRRC Zhuzhou Locomotive, a empresa responsável pela produção de peças para as linhas férreas de alta velocidade da China.

Feng Jianghua, engenheiro da empresa, explicou o funcionamento à agência Xinhua: “Operando em pistas virtuais através de sensores montados no veículo, o comboio pode ajustr a tração (…) e indicações às ordens do sitema central”.

A CRRC Zhuzhou Locomotive sublinhou que os custos de produção do sistema são equivalentes a apenas 20 por cento de sistema de elétrico tradicional.

Em destaque

Subir