Mundo

O primeiro supermercado onde basta pegar nas compras e sair

A Amazon é a maior retalhista eletrónica do mundo e está a preparar o seu primeiro supermercado físico, baseado no conceito “Just Walk Out”. Quer isto dizer que os consumidores podem pegar nos bens alimentares que precisam e sair sem pagar, evitando as filas de espera.

O procedimento é muito simples, pelo que os consumidores têm que descarregar a aplicação e passar o código de barras por um scanner quando entram na loja. Depois, é o processo normal de uma ida ao supermercado em que nas prateleiras estão instalados sensores que detetam quais os bens que estão a ser recolhidos. Quando saem da loja, recebem a fatura no telemóvel.

O analista John Blackledge em declarações ao The Financial Times, afima que “apesar de um número crescente de pessoas a estarem dispostas a comprar no futuro comida online, sabemos que existem pessoas que nunca se vão sentir confortáveis com a ideia”.

A Amazon Go abriu esta segunda-feira, na baixa de Seattle, para os colaboradores da empresa como teste ao funcionamento da loja, que abrirá ao público em 2017.

Em destaque

Subir