Ciência

Primeira estrada de painéis solares inaugurada na França

Foi hoje inaugurada na Normandia, no noroeste de França, a primeira estrada de painéis solares do mundo. O projeto ainda está em fase de testes e poderá ser reproduzido no futuro em outros países.

Foram colocados num troço de um quilómetro os painéis solares fotovoltaicos, à saída da pequena cidade de Tourouvre. É pretendido que estes painéis solares, que estão protegidos por uma camada de resina, consigam produzir energia que permita garantir a iluminação pública da cidade com cinco mil habitantes, segundo a empresa responsável.

A sociedade Colas, uma filial do grupo francês Bouygues, em parceria com o centro de investigação público CEA Tech desenvolveram o projeto, que teve custos na ordem dos cinco milhões de euros, tendo ajuda financeira por parte do Estado francês.

Na inauguração do troço, Ségolène Royal, a ministra do ambiente francesa, assegurou que “é uma ideia genial, utilizamos um espaço que é usado para outra coisa e não ocupamos terras agrícolas em países densamente povoados”.

No entanto, esta solução possui algumas desvantagens, nomeadamente os painéis utilizados e a forma como estão dispostos faz com que produzem menos energia do que os painéis solares inclinados. Para além disto, o custo da eletricidade produzida é muito maior do que aquela gerada a partir de painéis solares instalados nos telhados.

O que não faz com esta ideia francesa suscite o interesse noutros países. Na Holanda, está a ser testada, há dois anos, uma ciclovia com painéis solares de 70 metros a norte de Amesterdão.

De igual forma, na Alemanha, está em fase de testes um pequeno troço de 150 metros perto da cidade de Colónia, bem como nos Estados Unidos, mais precisamente no estado do Missouri, onde está a decorrer a instalação de painéis numa pequena área perto da famosa ‘Route 66’, a mítica estrada que atravessa o território norte-americano, ligando a parte oeste à parte este do país.

Em destaque

Subir