Nas Notícias

Prepare-se para um fim de semana com frio e queda de neve nas terras altas

fim de semana No fim de semana, o céu continuará muito nublado, com aguaceiros e, nas terras altas das regiões norte e centro, queda de neve. As previsões são do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), à agência Lusa.

Segundo a meteorologista Madalena Rodrigues, do IPMA, a neve vai regressar nas terras altas, acima de 600 metros, apenas nas regiões norte e centro do país.

Esta sexta-feira o céu já vai ficar nublado, com neve a partir dos 600 metros

A chuva vai perdurar durante todo o fim de semana e prossegue pelo menos até à próxima terça-feira, dia em que o sol deverá voltar a brilhar.

“Para hoje, já estamos a prever céu geralmente muito nublado, apresentando-se pouco nublado durante a manhã, períodos de chuva fraca, passando a regime de aguaceiros, queda de neve acima dos 1400/1600 metros, descendo a quota para os 600/800 metros a partir da tarde, e vento moderado a forte, com rajadas da ordem dos 70/80 quilómetros por hora nas terras altas”, antecipou a meteorologista, em declarações à agência Lusa.

Madalena Rodrigues antevê um sábado com “céu muito nublado, aguaceiros, em especial no litoral”. No norte, estão reunidas condições para queda de neve nas regiões altas. Já na região sul, os aguaceiros serão fracos e pouco frequentes. Em todo o país, o vento vai soprar moderado.

Já no domingo, o céu estará muito nublado, prevendo-se “aguaceiros fracos nas regiões norte e centro, em especial no litoral, e que serão de neve acima dos 600/800 metros”.

O vento soprará “fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte no litoral e nas terras altas, formação de gelo ou geada e pequena descida da temperatura mínima”, realça a especialista do IPMA à Lusa.

O valor das temperaturas será muito semelhante ao registado nos últimos dias. As variações são ligeiras, com pequenas subidas e descidas pouco significativas.

“Durante o dia de hoje vamos ter uma descida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior e no sábado nova descida, mas nada de muito significativo. Estamos a prever valores negativos da temperatura mínima no interior norte e centro e máximas que não devem ultrapassar os 15 graus Celsius, exceto em Faro que pode chegar aos 16/17”, antevê àquela agência noticiosa.

Relativamente à agitação marítima, está determinado um aviso amarelo nos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo, que perdurará durante esta sexta-feira e no sábado. As ondas podem chegar aos 4,5 metros de altura.

Refira-se que este nível de alerta é o terceiro mais grave de uma escala de quatro. Alerta para potenciais situações de risco, em atividades que dependem de fatores climatéricos.

Em destaque

Subir