Cultura

Prémio de Melhor Museu do Ano é hoje anunciado em Lisboa

O prémio de Melhor Museu do Ano vai ser hoje anunciado, no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), que atribui anualmente um conjunto de prémios aos melhores projetos no setor.

De acordo com a associação, que organiza os prémios, serão anunciados galardoados em 25 categorias, entre outras áreas, como a melhor intervenção e restauro, o melhor catálogo, a melhor exposição, mecenato e projeto museográfico.

A cerimónia de anúncio dos premiados decorre a partir das 11:00 no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, com a presença de João Neto, presidente da APOM, e do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes.

Este ano a entidade recebeu 253 candidaturas de instituições de Portugal continental e das Regiões Autónomas, bem como de projetos de expositivos portugueses no estrangeiro.

A APOM, fundada em 1965 para incentivar o espírito de preservação e divulgação do património dos museus, atribui os prémios anualmente, desde 1997, a museus, projetos, profissionais e atividades desenvolvidas no setor.

Este ano, a entidade entrega um Prémio Especial ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, “pelo apoio que tem dado ao setor da museologia”, disse à agência Lusa o presidente da associação.

Em 2017, o vencedor de Melhor Museu Português foi o Museu do Dinheiro, em Lisboa.

Em destaque

Subir