Mundo

Preços na Grécia em maio caem face a abril

Os preços na Grécia em maio desceram 0,3 por cento face a abril e aumentaram 0,6 por cento face ao mesmo mês de 2017, segundo dados publicados hoje pela agência de estatística grega Elstat.

O maior acréscimo em maio face a abril foi registado no setor dos transportes (2,5 por cento), devido à subida do preço do gasóleo e dos bilhetes de avião, seguido pelo setor dos hotéis, pastelarias e restaurantes (0,8 por cento).

O maior decréscimo ocorreu no ‘item’ da roupa e calçado (11,7 por cento), devido aos saldos de primavera, seguido pelo do equipamento doméstico (0,6 por cento).

Em termos homólogos, o maior acréscimo registou-se nos preços das telecomunicações (3,3 por cento), seguido pelos dos transportes (3 por cento) e das bebidas alcoólicas e tabaco (1,6).

Por outro lado, face a maio de 2017 registaram-se quedas dos preços no ‘item’ da roupa e calçado (1,1) e no do lazer e atividades culturais (1,0).

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) harmonizado, que se utiliza no cálculo europeu, em maio, aumentou 0,1 por cento face a abril e 0,8 face ao mesmo mês de 2017.

Em destaque

Subir