Apresentações/Novidades

Mais potência com eficácia no novo Audi RS5 Coupé

O novo Audi RS5 Coupé é o primeiro exemplar com a sigla desportiva da nova geração de automóveis da casa de Ingolstadt. Equipado com o nobo 2.9 TFSi biturbo, este novo ‘animal’ da marca dos quatro anéis anuncia 450 cv – com um bináro máximo de 600 Nm. Combina uma estética muito apurada com uma versatilidade que lhe permite um uso quotidiano dito ‘normal’.

A marca fala de ‘Mais Performance com alta eficiência’ para este novo RS5 Coupé, que também propõe elegância e uma potência soberba distribuída pelas quatro rodas.

É Stephan Winkelmann, CEO da Audi Sport, que descreve o uso deste novo desportivo da marca dos quatro anéis, cuja conceção foi ‘beber’ inspiração em diversos detalhes ao mítico 90 quattro IMSA GTO.
Uma grelha tipo ‘favo de abelha’, típico dos modelos RS, serve para distinguir estes Audi dos comuns A5, acrescentando também entradas e saídas de ar laterais e luzes opcionais Matrix LED, para além dos logo nos flancos e jantes de 20 polegadas específicas e difusores traseiros e saídas de escape também característicos do modelo.

Sob o capot está um motor que tem na sua potência e binário as suas maiores qualidades, permitindo uma grande faixa de utilização e uma performance que não deixa margem para dúvidas – demora 3.9 segundos para ir de 0 a 100 kmh, e com o pacote dinâmico opcional a permitir uma velocidade máxima de 280 km7h.

Os dois turbo compressores deste motor estão colocados numa posição central entre os cilindros, o fluxo de ar dos mesmos e as câmaras de combustão possuem um sistema duplo que permite uma resposta espontânea. O ciclo de combustão, com injeção direta representa um novo nível de eficiência entre os modelos RS.

A compressão foi encurtada, permitindo um funcionamento com uma relação de compressão geométrica mais alta, permitindo uma maior eficiência. Isso explica que apesar de se tratar de um V6 biturno tenha um consumo médio inferior a 9 litros a cada 100 km, que corresponde a 197g de CO2/km. Uma melhoria de 17% em relação ao seu antecessor. Outro contributo vem dos 1655 kg deste Audi, menos 60 kg que o modelo anterior, também resultante da adoção de um tejadilho em fibra de carbono, com opção em fibra translúcida.

Para complementar o ‘bouquet’ mecânico deste novo RS5 Coupé a caixa de oito velocidades tiptronic, com otimização de tempos de mudanças e pensada para a tração às quatro rodas do modelo, fazendo uma distribuição assimétrica entre os eixos (40:60), de modo a garantir um comportamento dinâmico perfeito e a maior das seguranças. Como opcional há a possibilidade da montagem de um diferencial traseiro Sport.

Mas este Audi ainda incorpora suspensões desportivas RS, com Controlo Dinâmico (DRC), travões de discos cerâmicos e volante desportivo RS. Tudo pensado em prol do condutor que procura emoções em total comodidade.

Em destaque

Subir