Nas Notícias

Portugueses a morrer face aos erros alimentares

A bastonária da Ordem dos Nutricionistas não está agradada com o cenário alimentar em Portugal, que apelida de “catastrófico”, salientando que Portugal “não tem sabido utilizar” os seus recursos “a bem da alimentação dos portugueses”.

“As doenças crónicas não transmissíveis são o cenário das doenças na atualidade, morremos de doenças cardiovasculares, morremos de diabetes, de cancro e todas elas muito relacionadas com os maus hábitos alimentares”, alerta a bastonária.

“Nós temos uma prodigiosa tradição alimentar, a alimentação mediterrânica, temos profissionais de saúde de excelência”, reforça Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas, em declarações à agência Lusa.

Porém, “temos um cenário alimentar que é catastrófico e que está a perigar a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde”.

A questão da educação para a alimentação

Nestas declarações, Alexandra Bento nota ainda uma relação entre educação alimentar e escolaridade.

“Quem tem mais escolaridade tem mais literacia alimentar e nutricional, alimenta-se melhor, logo tem melhor saúde”, diz.

E salienta que quem tem “menor escolaridade, menor nível sociocultural e económico, tem mais dificuldade de organizar a sua alimentação, logo vai ter uma saúde mais penosa”.

Em destaque

Subir