Nas Notícias

Portugueses abusam do sal, comem carne a mais e são sedentários

Um estudo nacional sobre hábitos alimentares revelou que os portugueses consomem a mais ovos e peixe. O estudo avançou com mais informações alarmantes: os idosos consomem demasiado álcool e os jovens consomem refrigerantes em excesso.

Segundo o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (IAN-AF), que foi apresentado esta quinta-feira no Porto, revelou que cerca de 3,5 milhões de mulheres (65,5 por cento) e 4,3 milhões de homens (85,9 por cento) em Portugal têm uma ingestão de sódio elevada.

“ [O sódio] é um dos nutrientes para os quais se estimou maior inadequação”, pelo que se verificou “o importante contributo de alimentos como o pão, os produtos de charcutaria e a sopa”, disse à agência Lusa Carla Lopes, investigadora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Para o estudo do IAN-AF, foram avaliadas, ao longo de um ano, mais de 6500 pessoas, com idades entre os três meses e os 84 anos, de todas as regiões do país. Foi também avaliado o consumo alimentar dos portugueses, como os tipos de alimentos consumidos, os nutrientes, os suplementos alimentares e nutricionais, os níveis de insegurança alimentar e de atividade física. A recolha dos dados decorreu entre outubro de 2015 e setembro de 2016.

“O consumo de carne vermelha, associado a risco de cancro do cólon (mais de 100 gramas por dia), é realizado por mais de 3,5 milhões de portugueses (34 por cento da população) ” indicou Carla Lopes, que também é investigadora do Instituto de Saúde Pública do Porto da Universidade do Porto (ISPUP), que esteve envolvido no estudo.

De acordo com o estudo, um em cada dois indivíduos não consome a quantidade de fruta e produtos hortícolas que é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Carla Lopes indicou que cerca de 1,5 milhões de portugueses “consomem pelo menos um refrigerante ou néctar por dia”, pelo que a prevalência é mais elevada nos adolescentes (40,6 por cento).

O estudo também se debruçou sobre o consumo de álcool, com especial atenção dada aos idosos, registando-se que cinco por cento desse grupo ingere um litro de bebidas alcoólicas por dia, sendo o vinho a bebida de eleição.

Já o nível de exercício físico registado “é baixo” e “apenas 27 por cento da população, os indivíduos com mais de 15 anos foram considerados fisicamente ativos”, de acordo com a coordenadora do IAN-AF.

O projeto foi desenvolvido por um conjunto de instituições, liderado pela Universidade do Porto, juntamente com as faculdades de medicina, de Ciências da Nutrição e Alimentação e de Desporto, como também do ISPUP.

Em destaque

Subir