Nas Notícias

Portuguesas agredidas em Londres por falarem língua materna

Duas cidadãs lusas foram insultadas e agredidas quando estavam a caminho de um centro de saúde em Layton, em Londres, porque as duas estavam a falar em português. O secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, apelou à denúncia de casos semelhantes.

O Brexit está aí e, com ele, o aumento das demonstrações de ódio aos imigrantes.

As duas portuguesas começaram a ser cercadas e maltratadas por um grupo de jovens, sendo posteriormente atacadas com ovos e vítimas de agressão física.

ainda conseguiram chegar até ao centro de saúde, onde chamaram as autoridades. No entanto, o caso acabou por ser arquivado.

O caso aconteceu há cerca de uma semana, mas agora foi denunciado pelo pai e marido das vítimas à Antena 1, no entanto a família não quer ser identificada por receio de represálias.

O homem considera que a sua mulher e filha foram as vítimas mais recentes de uma “agressão racista”. Há umas semanas atrás, um homem polaco foi morto por estar a falar a sua língua, segundo recorda um cidadão português em entrevista à Rádio Comercial.

As duas portuguesas recusam-se agora a sair de casa, ponderando a hipótese de regressar a Portugal.

O secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, já apelou à denúncia de casos semelhantes, os quais considera lamentáveis, considerando que ainda existem comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo que estão a viver momentos complicados.

Já o português familiar das duas vítimas queixa-se do arquivamento do processo numa cidade que é conhecida pelo complexo sistema de câmaras de videovigilância.

Em destaque

Subir