Nas Notícias

Portuguesa arrasa comissária que diz que o assédio sexual a mulheres é “elogio” nos países do sul

A comissária europeia para a Justiça, Consumidores e Igualdade de Género considera que, nos países do sul, o assédio de mulheres é visto como um elogio. Os argumentos da comissária suscitaram espanto e muitas reações. A mais feroz foi a da eurodeputada portuguesa, Liliana Rodrigues.

“Na Suécia, o assédio é visto como perseguição, nos países do sul é entendido como elogio”.

Foi com esta frase que a comissária Věra Jourová suscitou espanto, na conferência em Malta sobre “Respostas da União Europeia à Violência de Género”, segundo contou ao Observador a eurodeputada socialista Liliana Rodrigues, que diz que teve “de por os pontos nos is”.

Este momento foi partilhado e relatado na conta pessoal de Facebook da eurodeputada. “Pedi de imediato a palavra”, conta Liliana Rodrigues.

“Estou farta de ouvir o argumento de que é tudo uma questão cultural quando a própria estereotipia é uma questão cultural”.

“Nós também somos um país do sul”. Quando a socialista pediu a palavra, ao seu lado uma eurodeputada alemã solicitou-lhe que tivesse calma na sua intervenção.

A portuguesa quis lembrar à comissária europeia com a pasta da Igualdade de Género, mas também da Justiça, que Portugal tem legislação sobre assédio, um ato que é considerado um crime.

Liliana Rodrigues ainda afirmou que “a senhora comissária conhece mal a lei e conhece mal os países”, destacando o “excelente trabalho” que tem sido feito em Portugal pelo parlamento e pelas organizações que combatem a violência contra as mulheres.

No final da conferência, uma das conselheiras da comissária dirigiu-se à eurodeputada portuguesa para lhe dizer: “Foi uma forma infeliz de se expressar”.

O encontro foi organizado pela presidência maltesa do Conselho da União Europeia, no qual participavam representantes dos movimentos de defesa dos direitos das mulheres, sindicatos e eurodeputados de vários parlamentos nacionais.

Liliana Rodrigues diz que a comissária europeia, que foi convidada para intervir na sessão de abertura do encontro, “teve uma má prestação”.

Há menos de um ano, foi apresentado um estudo da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego que revelou que 16,7 por cento das mulheres admitiram ter sido vítimas de assédio moral e 14,4 por cento tinham sido alvo de assédio sexual.

Veja o post:

Esta manhã, na abertura da Conferência em Malta sobre "European Union Responses to Gender-Based Violence", Vera Jourová,…

Publicado por Liliana Rodrigues em Sexta-feira, 3 de Fevereiro de 2017

Em destaque

Subir