Ciência

Portugal vai assistir ao trânsito de Mercúrio, um alinhamento raro

Abram alas para Mercúrio: o mais pequeno planeta do sistema vai atravessar-se no caminho entre a Terra e o Sol, um alinhamento que só ocorre 13 vezes por século. Portugal vai estar em posição de ver o fenómeno e o Observatório de Lisboa vai disponibilizar telescópios aos mais curiosos.

O trânsito de Mercúrio, o nome técnico deste fenómeno, vai ocorrer na próxima segunda-feira. Resta é saber se a meteorologia vai permitir as melhores condições para a observação em Portugal…

Para os países que não poderão assistir ao alinhamento, que os especialistas referem ocorrer em média 13 vezes em cada século, vai haver uma transmissão em direto, assegurada pela NASA.

Por cá, o Observatório Astronómico de Lisboa vai disponibilizar telescópios, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e na Tapada da Ajuda, para os mais interessados acompanharem o trânsito de Mercúrio nas melhores condições.

Refira-se que este século XXI é uma ‘anormalidade’, pois esta será a segunda de quatro ocorrências do fenómeno: já o vimos em 2006 e vai repetir-se em 2019 e 2032.

Foi a 7 de novembro de 1631 que um astrónomo francês, Pierre Gassendi, observou o trânsito de Mercúrio pela primeira vez, contando com o auxílio de uma ferramenta que tinha sido inventada cerca de 20 anos antes: o telescópio.

Em destaque

Subir