Nas Notícias

Portugal: Todos os ecopontos vão ter a mesma sinalética

???????????????????????????????

A diferença entre as sinaléticas dos ecopontos vai acabar. A Sociedade Ponto Verde apresentou a imagem que vai ser aplicada a todas as estruturas, independentemente dos municípios onde se encontrem. De acordo com a empresa, o projeto é inédito a nível europeu.

Em Portugal, os ecopontos podem ter sinaléticas diferentes, bastando que um município aplique uma e outro município escolha uma imagem diferente. Mas isso vai acabar.

A Sociedade Ponto Verde, uma entidade gestora de resíduos de embalagens, vai liderar o processo de harmonização das sinaléticas numa só, universal.

“Este é um trabalho moroso visto existem 41 mil ecopontos em Portugal”, alertou desde já o porta-voz da empresa, Mário Raposo, citado pela TSF.

Ainda segundo a Sociedade Ponto Verde, trata-se de uma iniciativa inédita a nível europeu.

Os novos sinais, apresentados em Almancil, no Algarve, vão permitir que a separação dos lixos domésticos fique mais facilitada, pois qualquer pessoa que tenha de sair de casa vai encontrar, em qualquer concelho onde se encontre, a mesma sinalética.

Após o Algarve, a primeira região a adotar a sinalética uniformizada, seguem-se as regiões de Lisboa Oeste e do Grande Porto.

O projeto assume uma importância vital para a separação do lixo, que apesar de praticada por 69 por cento dos portugueses ainda origina muitos erros.

Para resolver esse problema, a Sociedade Ponto Verde uniu-se aos representantes de todos os sistemas municipais do país para ser definido, em conjunto, um código de regras universal e em sinalética comum.

De acordo com as estimativas da Sociedade Ponto Verde, o prazo para mudar todos os sinais nos ecopontos é de dois anos e meio.

Em destaque

Subir