Economia

Portugal só é batido pela Grécia na lista de países em risco de bancarrota

eurosPortugal está nos lugares de topo da lista de países com maior risco de bancarrota, segundo a Credit Default Swaps (CMA), que avaliou o último trimestre de 2011. A Grécia está em primeiro lugar, segundo o relatório tornado público hoje. A Noruega ocupa o extremo oposto.

O país em maior risco de bancarrota, no terceiro trimestre do ano passado, foi a Grécia, logo seguida por Portugal, que ocupa o segundo lugar desta classificação, adianta um relatório da CMA.

Para criar esta classificação de risco, estabelece-se a média de valores que os investidores exigem para acederem a fazer seguros contra o incumprimento. Ou seja, quanto maior é o valor exigido, maiores são os receios de bancarrota dos investidores.

Nas obrigações de Portugal a cinco anos, os investidores exigem seguros de 1153,7 euros por ano para 10 milhões de euros de dívida soberana portuguesa. Já no caso da Grécia, 8453,3 euros. A Noruega ocupa o último lugar (o melhor) nesta lista. Os EUA são o segundo país que geram maior confiança aos investidores.

Mais partilhadas da semana

Subir