Nas Notícias

Portugal tem a segunda maior taxa de emigração da União Europeia

Segundo os dados da ONU, que reportam a 2015, reunidos no relatório do Observatório da Emigração, há mais de 2,3 milhões de portugueses a viver no estrangeiro. Portugal é o segundo país da União Europeia com maior taxa de população emigrada, sendo que o destino de eleição é o Reino Unido. Apenas Malta tem uma percentagem maior, que contrasta com a realidade espanhola, que possui uma das taxas de emigração mais baixas.

Em relação à emigração, é preciso recuar ao ‘boom’ contemporâneo da emigração que Portugal viveu nas décadas de 1960 e 1970 para comparar os últimos três anos. Tal como acontecia nessa altura, todos os anos saem do país mais de 110 mil pessoas.

No entanto, antes era a França que estava no topo dos países eleitos pelos emigrantes. Atualmente, o Reino Unido é o principal destino de quem deixa Portugal, sem termos em conta o impacto que o Brexit terá.

Em 2015, pelo menos 32 301 portugueses registaram-se no Reino Unido. Da mesma forma, a França apresenta-se ainda como um dos principais destinos, com 18 480 novos residentes vindos de Portugal (juntando os emigrantes que já se encontram pelo país, a França alberga a maior comunidade de portugueses no estrangeiro). Logo após vem a Suíça, com 12 325 portugueses e a Alemanha onde vivem 9 195 lusos. Na quinta posição surge o primeiro país não europeu: Angola, no qual vivem já 6 715 portugueses.

De acordo com o relatório, “a percentagem de portugueses (residentes no estrangeiro) a viver na Europa passou de 53 por cento em 1990 para 62 por cento em 2015”. O jornal Público revelou dados desse período que mostram que a taxa de emigrantes portugueses (o número de emigrantes em função da população no país de origem) era de 22,3 por cento. Isto significa que um em cada cinco portugueses vive fora do país.

Apenas Malta tem uma percentagem maior, cerca de 24,7 por cento. O top 5 dos países europeus com maior taxa de emigração fica completo com a Croácia (20,6 por cento), Lituânia (18,9 por cento) e Irlanda (18,8 por cento).

Por outro lado, o top 5 dos países com uma população emigrante mais baixa é ocupado por Espanha (2,7 por cento), França (3,3 por cento), Suécia (3,4 por cento), Dinamarca (4,4 por cento) e Bélgica (4,7 por cento).

O estudo sublinha ainda “o continuado crescimento da emigração para o Reino Unido desde 2010, a retoma do crescimento da emigração para Espanha (mais 12 por cento pelo segundo ano consecutivo) e, surpreendentemente, uma aceleração da emigração para Angola em 2015, com um crescimento de mais de 30 por cento em relação a 2014”.

Em destaque

Subir