Nas Redes

Portugal perdeu mais de 10 mil bombeiros em dez anos

Um antigo ministro da Economia consultou os dados da Pordata e revelou um ‘pormenor’ que tem passado despercebido nos comentários à tragédia de Pedrógão Grande. Entre 2005 e 2015, Portugal perdeu mais de 10 mil bombeiros.

Desde 1995 que o número dos ‘soldados da paz’ era superior a 40 mil. No entanto, a partir de 2005, o cenário muda por completo…

Em 2009, o número de bombeiros pouco superava os 30 mil e, apesar da ligeira recuperação em 2012, manteve a tendência de queda, fechando com 28.957 bombeiros em 2015.

Em 2002 e 2006, chegou a haver mais de 42 mil bombeiros.

Os dados, publicados no portal da Pordata, foram realçados no Twitter por Álvaro Santos Pereira, o ex-ministro que agora dirige o Departamento de Economia da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico(OCDE).

A emigração tem sido apontada como o principal motivo para esta queda abrupta no número dos ‘soldados da paz’.

Em 2013, por exemplo, os Bombeiros Voluntários do Pombal revelavam que em poucos meses tinham visto partir para fora do país 22 elementos.

No distrito de Vila Real, as 27 corporações perderam, nesse mesmo ano, 179 voluntários, segundo indicou então o presidente da Federação Distrital de Bombeiros, Fernando Queiroga.

Os números escondem uma realidade ainda mais preocupante: a perda de experiência. Os bombeiros que emigram têm sido elementos “com muita formação e há muito no ativo”, que são substituídos na medida do possível por recrutas que demoram a estarem aptos para o trabalho.

“Não podem ir para o combate, têm que ter a formação e, neste momento, há corporações que estão um pouco debilitadas”, admitiu, nessa mesma entrevista em 2013, o responsável dos bombeiros de Vila Real.

 

Em destaque

Subir