Nas Notícias

Portugal no top-20 do ‘ranking’ da liberdade de imprensa de 2017

Portugal está na 18.ª posição do Ranking da Liberdade de Imprensa 2017, uma subida de cinco lugares em relação a 2016, segundo revelou um relatório da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF). No entanto, a instituição reconhece que a liberdade de imprensa está perante uma situação “difícil” ou “muito grave”.

O relatório anual elaborado pelos RSF revela ainda que o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem condenou 21 vezes o nosso país, entre janeiro de 2005 e janeiro de 2017, pela violação do artigo 10.º da Declaração Europeia dos Direitos do Homem, que salvaguarda a liberdade de expressão – Portugal foi condenado três vezes mais do que a média da União Europeia. Das 21 acusações, 14 delas são referentes a jornalistas processados por difamação.

De acordo com a mesma instituição, desde o início deste ano já foram mortos oito jornalistas, estando cerca de 193 presos devido a situações relacionadas com a profissão.

O documento ainda informa que a liberdade de imprensa está numa situação “difícil” ou “muito grave” em 72 de 180 países, como na China, Rússia e Índia, quase todo o Médio Oriente, Ásia central, América central e cerca de dois terços das nações africanas.

Em destaque

Subir