Tecnologia

Portugal na Internet: ‘Nostalgia’ foi a palavra mais procurada no dicionário

nostalgia_1Os dados são avançados pelo Dicionário Priberam da Língua Portuguesa e revelam que pelos vistos os portugueses andaram bastante nostálgicos durante todo o ano de 2011. Já o ‘amor’ ficou para segundo plano.

A palavra mais pesquisada no dicionário de português foi ‘nostalgia’, procurado o seu significado mais de 185 mil vezes por utilizadores portugueses. Quem o diz é o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, que a partir do seu blogue revela agora os dados relativos a 2011.

Segundo a mesma fonte, e basta fazer vocês mesmo a pesquisa aqui, significa “Tristeza profunda causada por saudades do afastamento da pátria ou da terra natal”, ou ainda “Estado melancólico causado pela falta de algo”. Ora, falta de algo foi de facto o que muitos portugueses terão sentido no ano passado.

Mas nem tudo são más notícias. A segunda palavra pesquisada foi ‘amor’, procurada cerca de 170 mil vezes, o que demonstra que os portugueses querem saber mais sobre coisas boas.

Seguem-se ‘escopo’, ‘paradigma’ e ‘mau’, todas com aproximadamente 160 mil pesquisas. Na sexta posição ficou a palavra ‘exceção’, e neste caso talvez a razão esteja na confusão com o novo acordo ortográfico. O ‘p’ desapareceu, daí provavelmente tanta pesquisa pela palavra. O seu significado foi procurado cerca de 155 mil vezes.

Em sétimo lugar dos significados mais pesquisados de 2011 está a palavra ‘mal’ (140 mil pesquisas), seguida de ‘peço’ (100 mil), ‘inerente’ (95 mil) e ‘ser’, a fechar o Top10 com 90 mil pesquisas.

Ainda relativamente às duas primeiras classificadas, é curioso também perceber que a palavra ‘amor’ liderou as pesquisas até aos meses de junho e julho, tendo sido depois ultrapassada por ‘nostalgia’ até final do ano.

Mais partilhadas da semana

Subir