Economia

Portugal mantém-se à tona do lixo no rating da DBRS

O rating de Portugal manteve-se para a DBRS, a única grande agência de notação financeira que não classificou a economia nacional como lixo. Os técnicos canadianos mantêm a perspetiva “estável”.

O perfil continua “favorável” e Portugal beneficia de contas públicas “sólidas”, sobretudo devido ao reforço da competitividade nas trocas comerciais, mas sobram os habituais ‘avisos’…

Segundo a DBRS, Portugal enfrenta desafios como “elevados níveis de dívida pública, baixo potencial de crescimento, elevado crédito malparado e dívida empresarial e potenciais pressões na despesa pública”.

Só que, ao contrário do a agência tinha recomendado há um mês, o peso da dívida no PIB manteve-se e, sem apresentar melhorias relevantes, a nota da economia portuguesa continua a ser BBB-, a primeira classificação acima do lixo.

Foi, aliás, graças à agência canadiana que Portugal, no auge da crise, manteve o acesso ao programa de financiamento do Banco Central Europeu. Como as três maiores agências de rating internacionais (Fitch, Moody’s e S&P) atribuíam o nível de lixo à economia nacional, foi a nota da DBRS que manteve as portas do financiamento pelo BCE abertas.

A situação só mudou em setembro último, quando a S&P corrigiu o rating de Portugal, tirando-o dos níveis de lixo. A Moody’s deverá fazer o mesmo brevemente.

 

Em destaque

Subir