Nas Notícias

Portugal e Angola: “Ruído comunicacional”, diz Santos Silva, não é caso para se falar em “conflito”

As relações entre Portugal e Angola não estão em conflito, garante o ministro Augusto Santos Silva, reconhecendo que existe um “ruído comunicacional” por causa da investigação da justiça portuguesa ao vice-presidente angolano.

“Muito ruído comunicacional”. O alegado conflito entre Portugal e Angola, por causa da acusação a Manuel Vicente, no âmbito da ‘Operação Fizz’, não passa de “muito ruído”, de acordo com o ministro dos Negócios Estrangeiros.

Augusto Santos Silva assegurou: “Não há nenhum conflito pendente em matéria político-diplomática entre Portugal e Angola”, apesar de Luanda ter adiado a visita da ministra da Justiça portuguesa.

Só que, a seguir a Francisca Van Dunem, seria António Costa a visitar Angola, o que devia ter ocorrido no passado dia 22 de fevereiro e também foi adiada.

“Os dois países estão a fazer o seu trabalho, nós apresentámos várias datas possíveis para aquilo que nos parece a próxima iniciativa com sentido, que é a visita do primeiro-ministro português a Angola, e aguardamos serenamente a resposta das autoridades angolanas”, contrapôs Augusto Santos Silva.

Na base do “ruído comunicacional” está o despacho de acusação que o Ministério Público emitiu contra Manuel Vicente, indicado por corrupção ativa.

O vice-presidente angolano é suspeito de ter pago luvas ao procurador Orlando Figueira, no valor de um milhão de euros, para este o ‘esquecer’ nos dois processos em que o investigava (um por suspeitas de branqueamentos de capitais e outro por alegada falsificação de documentos).

A acusação da justiça portuguesa foi “inamistosa e despropositada” para Angola, que fez adiar as visitas dos dois governantes portugueses.

Em destaque

Subir