Nas Notícias

Portugal ‘atacado’ por poeiras do norte de África

Um anticiclone em Cádis, no sul de Espanha, está a desviar para Portugal poeiras provenientes do norte de África. As areias vão atingir o país entre hoje e sábado, com a Direção-Geral de Saúde (DGS) a recomendar medidas de proteção para os grupos mais vulneráveis.

Provenientes do norte de África, as poeiras começaram a entrar “na circulação de um anticiclone que está centrado na região de Cádis”, passando a ser empurradas na direção de Portugal, de acordo com a informação avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A DGS já alertou para os perigos das poeiras, dando conta da “persistência das condições meteorológicas desfavoráveis à dispersão dos poluentes, nos próximos dias, com efeitos adversos na qualidade do ar, e a ocorrência de eventos naturais de partículas nas regiões do Alentejo e Algarve”.

Embora as poeiras cheguem a Portugal pelo sul do país, poderão mesmo chegar ao arquipélago da Madeira, salientou o IPMA.

Esta poluição atmosférica deverá manter-se até sábado, com uma concentração maior no sul do país.

A DGS insistiu, no mesmo comunicado, na necessidade de prestar atenção aos grupos mais vulneráveis da população, nomeadamente crianças, idosos, grávidas, pessoas com problemas respiratórios ou com doenças cardiovasculares.

Dentro destas poeiras podem estar ainda partículas libertadas pelos incêndios dos últimos dias, com impactos negativos para a saúde.

Em destaque

Subir