Cultura

“Portugal Air Summit” arranca quinta-feira em Ponte de Sor com mais de 50 oradores

A segunda edição da cimeira aeronáutica “Portugal Air Summit” arranca na quinta-feira, em Ponte de Sor (Portalegre), reunindo mais de 50 oradores para debater e analisar o futuro do setor, foi hoje anunciado.

A iniciativa, que vai decorrer no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, pretende debater o futuro dos setores da aviação tripulada e não tripulada, terminando no domingo com uma “Air Race Championship”, que pretende “despertar emoções” e “atrair” milhares de pessoas ao certame.

“O evento já ganhou maturidade, mantendo-se um espaço de excelência para discutir o setor. É um evento com muito mais procura do que no ano passado, tendo assim muito mais relevância e maior projeção”, disse o gestor da “The Race”, Nuno Molarinho, em declarações à agência Lusa.

Promovido pelo município de Ponte de Sor em parceria com a “The Race”, o “Portugal Air Summit” vai reunir mais de 50 oradores, cerca de 100 expositores, esperando ainda a organização acolher ao longo dos dias “cerca de 40 mil visitantes”.

Além de discutir o futuro do setor, que representa segundo os promotores do evento 1,4 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), esta iniciativa pretende também debater a “importância” da aeronáutica enquanto veículo para o turismo e motor de desenvolvimento do tecido empresarial nacional.

A organização anuncia que no decorrer do “Portugal Air Summit” estão agendadas intervenções de várias personalidades, entre elas o presidente do Conselho de Administração da Star Alliance, Jeffrey Goh, do presidente executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, e do ex-presidente e atual consultor da TAP, Fernando Pinto, entre outros.

“As conferências têm um programa muito eclético, tentando abranger vários temas. Para além das corridas que vão massificar o evento, com espetáculos todos os dias, nós temos uma exposição que excedeu todas as expectativas, havendo nesta altura cerca de 30 interessados em lista de espera, porque não temos espaço para as colocar”, sublinhou.

Além das conferências, os visitantes vão poder assistir no sábado a uma corrida de ‘drones (aeronaves não tripuladas) e a treinos diários de aeronaves.

No domingo, a corrida de aviões inspirada nas “Reno Air Races”, constitui o maior atrativo, sendo o circuito, marcado por ‘pylons’ (torres) de 25 metros de altura.

Esta corrida a baixa altitude vai permitir ao público sentir o som dos motores, com as velocidades de voo a atingirem os 400 quilómetros por hora.

Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara de Ponte de Sor, Hugo Hilário, sublinhou que o evento “é uma das maiores cimeiras” da aeronáutica da Europa, fazendo parte da “estratégia” do município desenvolver anualmente esta cimeira.

“Reforçamos o número e a qualidade dos parceiros, internacionalizamos mais o evento e tenho a certeza que vamos ter muito mais visitantes do que em 2017”, disse.

As entradas no “Portugal Air Summit” são gratuitas.

Em destaque

Subir